Brasil e Luxemburgo

As relações diplomáticas entre Brasil e Luxemburgo foram estabelecidas em 1911. Apesar de possuir território e população pouco expressivos, a parceria com Luxemburgo é significativa para o Brasil – tanto por seu papel de relevo na articulação de posições no âmbito da União Europeia como pela presença de importante comunidade lusófona (cerca de 16% da população luxemburguesa é de origem portuguesa).

No plano multilateral, Brasil e Luxemburgo mantêm posições próximas em temas como direitos humanos, autodeterminação dos povos, não-intervenção, soluções pacífica de conflitos, cooperação e respeito às decisões adotadas em foros internacionais. Os dois países cooperam em iniciativas voltadas à erradicação do terrorismo e do tráfico de drogas, ao combate à proliferação nuclear, à ampliação e liberalização do comércio internacional e à redução do protecionismo.

O Grão-Duque Henri realizou visita ao Brasil em 2007, em 2012 – nesta data, por ocasião da Rio+20 – e em 2016. Como membro do Comitê Olímpico Internacional, participou da eleição que escolheu o Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016.

Em 2015, Luxemburgo foi o terceiro maior investidor no Brasil.

Embora modesto, o comércio bilateral tem experimentado rápido crescimento. A corrente de comércio alcançou US$ 123 milhões em 2012, sendo US$ 73 milhões em exportações brasileiras. Luxemburgo também representa porta de entrada para produtos brasileiros em outros mercados europeus.

A facilidade de contatos com o mercado luxemburguês representa importante vantagem para empresas brasileiras, que podem, no Grão-Ducado, beneficiar-se do acesso a centros decisórios de peso.

The Belgian-Luxembourg Brazilian Chamber of Commerce and Industry in Brazil - Belgalux

A Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira no Brasil (Belgalux) é uma associação sem fins lucrativos, que atua desde 1938 promovendo e estimulando as relações comerciais, econômicas e culturais entre o Brasil, a Bélgica e o Luxemburgo.

A Belgalux se transformou em uma plataforma ativa de networking de promoções de negócios e carreiras entre membros da Câmara (indivíduos, empresas e instituições).

Os associados da Belgalux contam com serviços estratégicos que vão desde orientações jurídicas básicas para constituir sociedades no Brasil, na Bélgica e no Luxemburgo até promoção de eventos, reuniões comerciais e sociais ou organização de estantes nas feiras comerciais e industriais no Brasil, na Bélgica e no Luxemburgo.

Para saber mais, acesse o site oficial da Belgalux.