Estudar, Morar e Trabalhar

O Consulado no Brasil não faz procedimento de visto de longa duração para qualquer situação. Apenas orienta sobre como os documentos devem ser apresentados, e contatos em Luxemburgo.

Estudar

Interessado em estudar em Luxemburgo? Ótima ideia!

O Grão-Ducado tem muito a oferecer. Além da Universidade de Luxemburgo que é multilíngue e oferece vários cursos em inglês, existe um grande número de universidades estrangeiras que possuem um campus no país.

Para saber mais sobre as possibilidades de estudo, acomodação e assistência financeira, acesse a página “Studying in the Grand Duchy of Luxembourg”.

O Consulado no Brasil não faz o procedimento de reconhecimento de um diploma brasileiro em Luxemburgo mas orienta sob a forma de como deve ser apresentado os documentos e contatos em Luxemburgo. Veja nossas orientações na página de Serviços Validação de diploma.

Morar

Quem busca boa qualidade de vida, incluindo bons salários e benefícios sociais, se sentirá em casa em Luxemburgo.  Não é por acaso que muitas pesquisas internacionais confirmam que o Grão-Ducado é um excelente lugar para se morar.

A característica mais marcante da sociedade luxemburguesa é a sua multiculturalidade. Quase 45% da população do país não possui passaporte luxemburguês. No total, o país conta com mais de 170 nacionalidades e a média de línguas faladas é de 3,6 por pessoa. Milhares de pessoas se mudam para o país todo ano, principalmente por causa da alta qualidade de vida do país. Alguns estudos até dizem que aqueles que moram em Luxemburgo são umas das pessoas mais felizes da Europa.

Vale dizer que o custo de vida é relativamente alto no Grão-Ducado, se comparado à média dos países da União Europeia. Casa, comida e roupa são gastos relativamente elevados. Porém, os custos ligados à mobilidade (transporte público, carro, gasolina etc.) são mais baratos em Luxemburgo do que na maioria dos países europeus.

O sistema educacional de Luxemburgo é plurilíngue, assim como outras áreas da vida cotidiana. Além das escolas públicas, de ótima qualidade, existem também várias escolas privadas e escolas internacionais. Se você tiver crianças que frequentarão a escola, descubra mais sobre o sistema educacional luxemburguês aqui.

Pensando em se mudar para Luxemburgo? Confira estes sites para tirar suas dúvidas:
www.justarrived.lu
www.luxembourg.public.lu

Trabalhar

Luxemburgo tem um mercado de trabalho atípico por causa da natureza internacional e multicultural da sua força de trabalho. Quase 70% dos trabalhadores de Luxemburgo são imigrantes ou pendulares.

Eles são atraídos por:

– Alta qualidade de vida;
– Ambiente internacional e multilíngue;
– Condições favoráveis de salário;
– Curta distância entre o lar e o trabalho;
– Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
– Sistema universal de previdência social.

Para trabalhadores cidadãos do Espaço Econômico Europeu, o mercado de Luxemburgo é aberto. Para aqueles que não possuírem passaportes de países membros do EEE, é necessária uma permissão para morar e trabalhar (autorisation de séjour).

A carga horária de trabalho em Luxemburgo é de 8 horas por dia e 40 horas por semana. Cada empregado tem direito a 25 dias de férias, além dos 10 dias de feriados nacionais. Além disto, o país adota um salário mínimo de acordo com a idade e qualificação do trabalhador.

Quer saber mais sobre o mercado de trabalho de Luxemburgo? Clique aqui.