Dia Nacional de Luxemburgo 2020

Dia Nacional de Luxemburgo 2020

Agenda

Acompanhe a cerimônia brasileira através deste link: https://tinyurl.com/LuxBr2020

Este ano, em função da situação de isolamento social que vivemos, a tradicional festa será em formas de diversas  celebrações pelo mundo de forma digital e em apoios à cultura e à sociedade. A cerimônia oficial do Grão-Ducado de Luxemburgo começará às 11 horas da manhã no horário de Luxemburgo (6am horário de Brasilia) em frente ao Kanounenhiwwel, o monumento nacional da Solidariedade luxemburguesa, e reunirá o Chefe de Estado e diversas autoridades do governo de Luxemburgo. Três discursos serão transmitidas no dia 23 de junho, de S.A.R. o Grão-Duque, cujo a data nacional é a celebração pública de seu aniversário, do Presidente da Câmara dos Deputados, Fernand Etgen e do Primeiro Ministro Xavier Bettel. O tiro de honra tradicional de 21 disparos de canhão ocorrerá no Fetschenhaff, no encerramento da cerimônia. Acompanhe os eventos ao vivo pelos sites gouvernement.lu e brasilia.mae.lu.

A Associação de Cidadãos Luxemburgueses no Brasil, ACLux, organizou em parceria com a Embaixada de Luxemburgo no Brasil e os Consulados de Luxemburgo no Brasil a cerimônia digital brasileira de celebração em homenagem ao Dia Nacional de Luxemburgo.

A cerimônia começa às 20h no horário de Brasilia, com o hino de Luxemburgo e depoimento do Embaixador de Luxemburgo no Brasil, dr. Carlo Krieger, seguido  de depoimentos dos Cônsules de Luxemburgo de diversas cidades do Brasil. Daí apreciaremos a cultura luxemburguesa com vídeos feitos pela comunidade no Brasil: a gastronomia, os idiomas e depoimentos de cidadãos Luxemburgo-brasileiros morando no Grão-Ducado.

Finalizamos a cerimônia com o presidente da ACLux e uma apresentação musical do projeto A Nossa Música, colaboração do Consulado-Geral hon. de Luxemburgo em São Paulo. Clique AQUI para assistir.

Após a cerimônia brasileira, às 22h (horário de Brasília) temos o início da cerimônia online da Luxembourg American Cultural Society & Center. Com presença da banda luxemburguesa Zero Point Five, será um show beneficente nos Estados Unidos e pode ser visto por meio do site www.LACS.lu, clique para acessar.

 

O Consulado Geral Hon. de Luxemburgo em São Paulo preparou para esta ocasião uma lista de músicas no Spotify exclusivamente feita por músicos luxemburgueses. São jazzistas de altíssima qualidade, promovidos pela Music: LX – Luxembourg Export Office, órgão voltado a promover a música luxemburguesa pelo mundo. Clique na imagem para acessar a seleção de músicas.

Aproveitamos a celebração para realizar uma arrecadação em prol da cultura brasileira. Pedimos a todos os cidadãos que colaborem com a cultura, apoiando nossos museus, teatros, cinemas, assim como todos os artistas, músicos, escritores, dançarinos e equipes que tornaram nossas vidas algo além do comum.

Este ano voltamos nossas contribuições ao Centro Cultural São Paulo – CCSP, instituição que promove todas estas modalidades da cultura, um dos mais importantes aceleradores de novos talentos do cenário nacional.

Para saber como doar ao CCSP, clique na imagem abaixo, qualquer quantia é de grande valor para apoiar a cultura no Brasil. Caso queira mais informações, estamos à disposição para orientá-los. Basta enviar um e-mail para: contato@consuladoluxemburgo.com.br.

Para receber a programação por e-mail, clique aqui.