Levar pet para Luxemburgo

Levar pet para Luxemburgo

Luxemburgo não tem regra específica para a entrada de animais domésticos e segue as exigências gerais da União Europeia. Como os procedimentos podem mudar, recomendamos que na ocasião consultem as normas junto ao Ministério da Agricultura http://www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/sair-do-brasil/sair-do-brasil   assim não corre o risco do seu animal não embarcar e tampouco fique de quarentena ao chegar no destino, pois sempre deve-se  seguir as leis brasileiras e europeias para o embarque do animal.

Atenção: Todo o processo para viajar com animais para Europa leva em média 5 meses. Por isso, é importante planejar com antecedência e considerar um tempo extra antes de agendar a sua viagem para Europa.

No geral os seguintes documentos precisam ser preparados antes do embarque:

  • Ter o antipulgas e o vermífugo sempre em dia;
  • Aplicar o Microchip no seu pet (em uma clínica ou hospital veterinário reconhecido e com reputação – para que o chip seja válido – padrão ISO 11784 e ISO 11785). ATENÇÃO: É obrigatória a implantação do microchip antes da vacinação anti-rábica. Vacinação feita antes da microchipagem não tem validade para a União Europeia.
  • Dar a vacina de raiva no seu animal;
  • Fazer a Sorologia da Raiva (Antirrábica) (coleta de sangue – 30 dias após a aplicação da vacina da raiva). A sorologia não precisa de ser renovada no caso de animais que, tendo sido submetidos a esse teste com resultados satisfatórios, foram revacinados contra a raiva dentro do período de validade de uma vacinação anterior.
  • Enviar Sorologia para um laboratório aprovado pela Comissão Europeia. No Brasil, atualmente, o laboratório aprovado é o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo). Para ter certeza que esse laboratório ainda está autorizado, na época do processo consulte no site da União Europeia os laboratórios que estão autorizados https://ec.europa.eu/food/animals/pet-movement/approved-labs_en#brasil ;
  • Esperar o resultado do exame de Sorologia e 90 dias (3 meses) para poder viajar. O nível de anticorpos de neutralização do vírus da raiva do seu animal deve ser igual ou superior a 0,5 Ul/ml;
  • Tirar o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) do Ministério da Agricultura (com data máxima de 10 dias da viagem até a entrada na União Europeia).