Validação de Diploma

Validação de Diploma

Atenção:
O Consulado no Brasil não faz o processo de validação de diploma. Só orienta a forma como os documentos devem ser preparados para o envio direto à Luxemburgo pelo interessado, faz a conferência e as devidas legalizações. A validação é feita em Luxemburgo, e para as informações específicas, deve-se entrar em contato com o órgão responsável por este assunto através do  e-mail: reconnaissance@men.lu. Recomendamos também acessar o site www.guichet.public.lu para informações gerais sobre este processo.

Todos os documentos originais brasileiros precisam ser “apostilados” pelo Cartório, estar acompanhados da devida tradução juramentada  para o idioma francês, alemão ou inglês e ter a firma do tradutor reconhecida em cartório.

O reconhecimento da firma do tradutor nas traduções juramentadas feito pelo Cartório precisa ser validado pelo próprio Cartório por “apostilamento” OU pelo Consulado por “legalização”.

Os certificados / diplomas do ensino secundário obtidos fora de Luxemburgo pode, sob certas condições, ser objeto de reconhecimento de equivalência. O pedido do reconhecimento do diploma está sujeito ao pagamento de uma taxa de 125 euros e é feito diretamente pelo interessado em Luxemburgo.

Para o pedido de equivalência, deverá ser enviado os seguintes documentos

  • Uma carta com o motivo da aplicação para a validação do diploma;
  • Um CV, incluindo informações de escolaridade, data e local de nascimento;
  • Uma cópia autenticada de todas as folhas do passaporte válido, inclusive as em branco;
  • Cópia autenticada do certificado / diploma que deseja validar.

Para informações dos custos dos nossos serviços consulte a Tabela de Custos.