Validação de Diploma
Atenção:
O Consulado no Brasil não faz o processo de validação de diploma. Só orienta a forma como os documentos devem ser preparados para o envio direto à Luxemburgo pelo interessado, faz a conferência e as devidas legalizações. A validação é feita em Luxemburgo, e para as informações específicas, deve-se entrar em contato com o órgão responsável por este assunto através do e-mail: reconnaissance@men.lu. Recomendamos também acessar o site www.guichet.public.lu para informações gerais sobre este processo.
Todos os documentos originais brasileiros precisam ser “apostilados” pelo Cartório, estar acompanhados da devida tradução juramentada para o idioma francês, alemão ou inglês e ter a firma do tradutor reconhecida em cartório.
O reconhecimento da firma do tradutor nas traduções juramentadas feito pelo Cartório precisa ser validado pelo próprio Cartório por “apostilamento” OU pelo Consulado por “legalização”.
Os certificados / diplomas do ensino secundário obtidos fora de Luxemburgo pode, sob certas condições, ser objeto de reconhecimento de equivalência. O pedido do reconhecimento do diploma está sujeito ao pagamento de uma taxa de 125 euros e é feito diretamente pelo interessado em Luxemburgo.